• Diego Paladini

Os 3 passos para Começar a CRIAR CONTEÚDO na INTERNET

Passo 1: Definir um nicho


Na minha visão, hoje em dia a gente tem tanto conteúdo sendo produzido que não faz sentido seguir alguém que fale sobre tudo. Não porque eu goste de seguir várias pessoas, mas pelo simples fato de que, se a pessoa fala sobre 500 assuntos, provavelmente ela não tem tempo para aprofundar o conhecimento em 2 ou 3 pequenas áreas.


É aquela coisa: ou você gasta seu tempo estudando vários assuntos superficialmente de forma abrangente, ou você gasta seu tempo estudando poucos assuntos de maneira mais aprofundada.


Acho que tem espaço pra todo o tipo de criador, mas vejo que MUITA gente apostou em ser do primeiro.


É mais fácil falar sobre vários assuntos que nos rodeiam no dia a dia de maneira superficial.


Mas se eu quero seguir alguém que produza conteúdo na internet, eu prefiro seguir alguém que me ofereça algo de valor. Algo que eu não fui capaz de conseguir sozinho. Uma reflexão, um conhecimento, uma dica, uma informação que só alguém mais ESPECIALIZADO vai poder oferecer.


Então, se você tá começando agora, escolha uma área específica e encare o passo 2.


Passo 2: Aprofundar o conhecimento nesse nicho


Muita gente escolhe criar conteúdo na internet sobre algum assunto que já tenha estudado na vida, seja no ensino formal ou no trabalho do dia a dia.


Essa é uma ótima decisão porque te poupa tempo. Você já tem um conhecimento específico sobre alguma coisa. Se essa coisa te possibilita ajudar outras pessoas, você já está apto a oferecer um conteúdo de valor pra elas.


Ao mesmo tempo, sou da turma que acredita que estudar nunca é demais.


Então meu conselho pra todo mundo é: estude até o último dia da sua vida. E se você vai começar a criar conteúdo para a internet sobre um assunto que você não domina, comece a estudar no minuto em que você terminar de consumir esse artigo.


Aprenda os conceitos básicos, os intermediários, os avançados. Aprenda quais as dúvidas mais comuns que as pessoas têm sobre esse assunto. Aprenda, aprenda, aprenda. E enquanto você aprende, aprenda também o passo 3.


Passo 3: Aprender a mexer nas plataformas


Ninguém precisa começar usando todas as plataformas online e redes sociais que existem. Muita gente bem-sucedida usa só algumas poucas.


Então defina por onde você vai começar e o que você precisa aprender.


Vai começar com um blog? Vá ao Google ou ao YouTube e aprenda a criar um. Aprenda a escrever, revisar, publicar e divulgar um artigo.


Vai começar com o YouTube? Pesquise como criar um canal no YouTube, como gravar vídeos usando o celular, como editar vídeos, como postar vídeos na plataforma etc.


Vai começar com um podcast? Pesquise como começar um podcast, quais equipamentos você precisa para gravar, editar e postar o conteúdo.


Vai começar com o TikTok, com o Instagram, com o Twitter, com o Facebook ou com alguma outra rede social? Passe um tempo nessas plataformas entendendo como as pessoas que você mais gosta de ver ali produzem. Fuce as funcionalidades que cada uma permite. Poste algo. Ruim mesmo. Depois você apaga. Ou não. O importante é mexer o máximo possível pra entender melhor.


Ouço muita gente na casa dos 20 aos 40 anos dizendo "esse negócio de internet não é pra mim, é mais fácil pra essa molecada que nasceu mexendo no celular".


O fato é que muitas crianças mexem melhor no celular, não porque tem algo de especial no cérebro delas que começou a surgir nos cérebros dos seres humanos a partir de um determinado momento do século XXI.


Elas simplesmente passam mais tempo mexendo nas redes sociais e nas ferramentas online.


É puro e simples aprendizado.


Se você leu esse artigo até aqui, você foi capaz de aprender uma coisa muito mais difícil do que "mexer no celular". Falar português é extremamente mais complicado. E você sabe.


Não se limite. Invista uns minutinhos por dia que já já você vai ver a evolução acontecer :)


No vídeo abaixo eu comento esses 3 passos.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como receber dinheiro do YouTube

Como muita gente me pergunta isso, resolvi montar um passo a passo para você conseguir receber o dinheiro das propagandas do YouTube: