• Diego Paladini

Criar conteúdo de gaveta ou conteúdo da semana?


Produzir um monte de vídeos e deixar já pronto para ir postando devagarzinho ou toda semana roteirizar gravar, editar e postar?


Por muito tempo respondemos essa pergunta com a resposta óbvia.


"Sim, é importante ter conteúdo de gaveta porque você não sabe como será a sua semana. Imprevistos acontecem, mas isso não pode afetar o seu público. Por isso, você pode se planejar e deixar vídeos programados no YouTube prontos para subir."

Estamos falando aqui sobre conteúdo em vídeo porque estou pensando em nossos canais no YouTube, mas você pode usar isso para qualquer outra rede social e qualquer outro tipo de conteúdo que você produza.


Qual é o problema desse tipo de organização, se esse for o único tipo de organização que você tem?


Esse tipo de organização desconsidera que as pessoas também se interessam em falar sobre assuntos atuais.


Óbvio que as pessoas não estão somente interessados em atualidades, mas desconsiderar totalmente qualquer assunto atual, porque você precisa postar um vídeo que foi roteirizado e gravado um mês atrás, pode não ser a melhor opção.


O ideal, no nosso ponto de vista, é tentar equilibrar essas duas coisas e ter conteúdos que os norte-americanos chamam de evergreen content (conteúdo sempre verde), que é o conteúdo que está sempre pronto para consumir daqui a dois, três ou dez anos e será válido da mesma forma.


Por exemplo, no Saúde na Rotina você encontra dicas de saúde e exercício com embasamento científico.


Resultados de estudos científicos não mudam todo mês.


O que muda são dietas da moda que não tem sustentação científica.


Ainda usando o Saúde na Rotina como exemplo: quando queremos falar sobre o treino e a dieta de uma celebridade específica, faz toda diferença se postarmos esse vídeo no momento em que essa celebridade está em alta.


No momento em que escrevo esse post, postamos um vídeo do Sylvester Stallone, que todo mundo conhece mas não está em alta. Resultado: o vídeo não teve força.


Outro dia postamos um vídeo sobre o Fábio Assunção - que está no ar atualmente, na novela - que está em processo de emagrecimento que está chamando atenção de muita gente. Resultado: o vídeo foi super bem.


Isso significa que o Fábio Assunção é mais relevante no meio fitness do que Sylvester Stallone? Improvável.


Mas nesse momento, o interesse pelo ator brasileiro fez o vídeo ter um alcance maior.


Então, você precisa entender dentro do seu nicho e da sua produção de conteúdo o que são assuntos que são sempre verdes e serão sempre de interesse da sua audiência - esses vídeos duram e resistem ao tempo - e o que são de interesse mais imediato do seu público.


Pode ser que para você seja interessante fazer 50% de um e 50% de outro, mas é legal sempre tentar entender a resposta da audiência.


Lembre-se também que, às vezes, duas pessoas produzem para o mesmo nicho mas elas têm públicos com interesse um pouco diferentes.


Pergunte a opinião dos seus seguidores e veja as estatísticas das plataformas que você usa. Essa é uma boa forma de acertar ;)


Você tem alguma dúvida sobre esse assunto ou sobre outras que envolva a criação de conteúdo? Deixa aqui embaixo nos comentários!



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como produzir conteúdo tendo que trabalhar em outro lugar?

Esse é um processo que todos passam. Quando começamos com nosso primeiro canal, em 2013, o Saúde na Rotina, ele não dava dinheiro e nós dois, Diego e eu, trabalhávamos em outros lugares. Produzimos o

Jeito simples de conseguir roteirizar mais vídeos

Hoje, vamos responder uma pergunta que nos mandaram lá no Instagram da Goiaba Content sobre como se organizar e fazer um planejamento para criar um roteiro otimizando o tempo. Defina um dia da semana,